A (minha) idéia de fazer um treco andador foi à uns 3 anos e o primeiro teste resultou em um "bicho saltador" usando 3 servos, mas sem muita maneabilidade, recentemente vi na internet, mais precisamente no blog MAKE, uma idéia de treco andador de dois servos chamado Twin-servo walker ai, depois de publicar meus testes no fórum e-vôo fiz um video do TARC2 no Youtube:
Resolvi então abrir esse blog e fazer um Tutorial para montagem do TARC2B (Treco Andador Rádio Controlado) de dois canais, que utiliza apenas:
► 2 servos STD com cruzetas;
► Alguns Elásticos;► 2 raios de bicicleta;
► Receptor GWS R4P;
► Pack de 4 X 300mAh de NIMH;
► Tubinho de linkagem para manter a antena alta;
► borrachinhas para dar aderência às patas;
Dobrando os arames. Aqui vou explicar como dobrar os arames de raio de bicicleta, primeiro utilizamos um barabante para determinar o meio:
Depois usa-se o alicate para dobrar bem no centro:
Agora, com um afastamento de 15mm (alicate mais um pouco) fazemos mais duas dobras:
De modo que esse "V" fique "apoiado" na cruzeta do servo:
Agora inicie enrolando um elástico para prender bem as duas peças:
Após enrolado o elástico serve de amortecedor, como mostra a figura abaixo. Aqui na foto o alicate já está posicionado (aprox 1 x e 1/2 a largura do alicate) para fetuar as dobras "pra baixo"...
...que devem parecer como a foto:
Nas pontas do arame também faz-se a quebra do "punho" usando aprox 1X 1/2 a largura do alicate:
Patas traseiras dobrada, faltando apenas as "almofadas" pros pés, que podem ser feitos de várias formas, nos meus TARC2 e 3 uso coxim de motor de leitor de CD, tirado de sucata.
A pata dianteira será presa no próprio corpo do servo:
É tudo feito de maneira simétrica, após o "V" inicial o arame sobre verticalmente para abraçar o servo, e só depois abre em diagonal para o "joelho" e tem também "punho" feito da mesma forma que as patas trazeiras:
Como o arame irá apoiar diretamente no servo, fiz uma proteção usando camara de bicicleta:
Iniciando a fixação das patas dianteiras utilizando elástico:
Patas dianteiras finalizadas.
Agora fixo o outro servo de cabeça pra baixo, apoiado na cruzeta do servo dianteiro, outra vez usando elástico:
Usei um pedaço de depron grosso e duro para acomodar a cruzeta no corpo do outro servo, isso garante alguma flexibilidade e evita forçar o servo em situações "off-road"
Agora é só colocar a cruzeta no servo trazeiro e....
Estou colocando o RX no nariz e a bat em cima do servo dianteiro, ajuda no CG longitudinal e evita batidas, prendo o RX e bat com elásticos e uso os furos de fixação do servo STD que é aberto, para prender os elásticos. Agora basta ligar um servo no canal 1 outro no 2, sem mixagem, sem alterar D/R nada de complicação :)
Dependendo de como se ligar os servos basta descrever um circulo com o stick direito que ele irá andar pra frente ou para trás, invertendo-se o sentido do circulo ele irá inverter a direção do movimento. Tente usar menos comando de torção (levantar a pata) e mais comando de avanço, ou fazer um movimento oval com o stick.
E agora é sair pra passear!
Bom divertimento!
Muito bom!!!
ResponderExcluirSou fã destes "trequinhos".
parabéns.
(ps seu blog é muito bom....a algum tempo está nos favoritos)