Minitérmicos - Categoria de planadores RC

Guia para iniciantes na categoria Minitérmicos

Criado por Eduardo Yamin em 02/07/2007 20:57
Atualizado em 12/09/2009
Atualizado em 18/09/2009
Inseridos links da construção POP em 19/01/2012
Retirando imgs quebradas 18/06/2013

algumas imagens de posts do evoo tiveram os link para imagens quebrado pois o site que as hospedava 
(webshots) saiu do ar..:(

Este guia é destinado a todos que desejam começar na fascinante arte de voar um planador rádio controlado dessa categoria, visa aclarar minimamente alguns pontos realmente importantes segundo minha experiência nos planadores RC. Não se trata de proposição simplesmente, não é o que "eu acho" e sim fatos testados e comprovados na pratica, competição a competição, e também do que é discutido/falado dentre nosso grupo em campo e se torna verdade unânime.
Alinhar ao centro
A modalidade
Basicamente consiste em definir uma janela de tempo de 5 minutos, onde os pilotos e seus ajudantes ( que se prestam a apanhar o histart para o piloto e contar o tempo de voo) lançam seus modelos atravéz de histart (veja video) e tentam permanecer o maior tempo voando, tempo que é contado a partir do momento que o modelo desengancha do histart até o momento que ele pousa.
 
Cada piloto tem duas chances de fazer o seu melhor voo dentro dessa janela, valendo sempre o ultimo voo. O Pouso deve ser feito de uma área razoavelmente grande para evitar que o piloto pouse seu modelo a kilometros de distancia. Cada piloto tem vários "rounds" com essas janelas (geralmente de 5 a 10) e ganha o piloto que obtiver os maiores tempos de voo nessas janelas em relação aos outros competidores.

Como e quando tudo começou
Sem dúvida foi na Argentina na década de 90, a idéia sempre foi a mesma, ter uma categoria de iniciação para pilotos menos experientes, usando modelos menores e por isso mais práticos para fazer e transportar, mas com o mesmo gosto de pilotar e sentir o prazer de subir numa térmica.

Foto da 1a competição em ago/2005


No final de 2005, justamente no ano em que começamos a voar aqui em SP, a Federação Argentina de Aeromodelismo regulamentou a categoria como classe nacional, pois nesse pais a classe sempre fez grande sucesso.
Aqui em SP tentou-se vincular o nome da classe com o modelo Térmica II da casa Aerobrás afim de facilitar a participação para quem não soubesse o que e como construir, mas logo notou-se que a asa frágil para a força exercida pelo Histart e a pouca corda e o perfil alto do Térmica não dava conta do recado, começaram então a aparecer modelos dos mais variados tamanhos e formas, mas isso é assunto pra outro tópico que veremos depois.

Sem dúvida o grande incentivador desde o inicio foi o Gustavo Exel que além de providenciar a organização e pontuação em todas as competições (página da categoria saiu do ar!) chegou a comprar os histarts sozinho e oferecer para uso dos competidores sem custo. Devo mencionar também o Sergio Handa que sempre deu a maior força para que a classe se estabelecesse aqui em SP, ajudando sempre com dicas importantes à todos iniciantes na modalidade.
Hoje existem praticantes e competições regulares em SP, e RJ e o número de adeptos só tende a aumentar, pois com o mínimo de investimento em equipamento consegue-se o prazer de pilotar um modelo sem motor com grande "vontade" e aptidão em subir nas minimas correntes ascendentes.

Como eu faço para começar?
Se voce for de SP ou RJ facilita, basta acessar nosso calendário disponível no site www.e-voo.com (aqui nesse post) e aparecer para assistir uma competição, teremos prazer em apresentar a categoria para você.

Links Argentinos:
FAA - http://www.faa.org.ar
FMG - http://fmglaserkits.blogspot.com/


Regras lá e cá
Temos algumas diferenças, basicamente o regulamento daqui é mais simples, por exemplo, não exige uma área "rigidamente delimintada" para pouso, tampouco inclui descate de um voo na série, nem exige esticamento máximo do elástico para lançamento.

Regulamento Oficial FAA em formato PDF
Regulamento Nacional - http://gustavo.exel.com.br/rc/class-t150/regras.html#regras (nao existe mais!)

Histart padrão
Apenas retirei das regras nacionais.
"Os hi-starts usados sao todos identicos, com 9 metros de tubo cirurgico #200, de 5mm de diametro externo e 3mm interno e mais 40 metros de linha de pesca, sendo que usamos inicialmente linha 0.45 mas como algumas linhas se romperam vamos passar todos para linha 0.57... "
Uma idéia para paraquedas, que ajudam no resgate da linha após o lançamento, pois devido ao vento o paraquedas cai mais perto do piloto:


Dicas de compras:
Parafusos de nylon:http://www.microfasteners.com/
Packs de baterias para planador: PC e GENERAL BATTERY anbas na Av.Sta Ifigênia.
Elástico cirurgico: http://www.rimed.com.br/ e www.altaflex.com.br
Linha de pesca http://www.pesca.com.br

KITS MODELOS
: http://www.flyingcircus.com.br/
Sheep, Sbrubbles e outros. Nesse LINK tem a montagem do meu Sbrubbles, aqui um ZIP com desenhos (PDF) de cauda convencional do Sbrubles

e aqui um tutorial de montagem do POP:
Primeira parte, montando a asa, fuselagem, Finalizando 1 e finalizando 2

Video acelerado mostra a montagem da asa do kit POP da Flying Circus.

Sobre o campo de voo

Não quero entrar em detalhes a respeito do campo, só gostaria de mencionar que preferencialmente o campo para voo de planadores minitérmicos deve ser plano e ter amplo gramado sem arvores, geralmente competimos em uma area não maior que 100 metros por 100 metros.
Nosso modelo não dispõe de freio, logo precisamos de uma boa área para fazer uma aproximação baixa para pouso de segurança. Fazer voo em circulos pode ser uma boa alternativa para dissipar energia no caso de pousar em espaços apertados.


Obviamente locais que tem mais atividade termal ou gatilhos são locais onde se voa mais tempo e obviamente mais pilotos farão o tempo máximo de vôo, mas nem por isso, os locais sem bolhas ou termais deixam de ser interessantes, pois neles também testamos habilidade e sensibilidade entre os pilotos.

O MODELO
A fórmula do sucesso: LEVEZA e PERFIL VELOZ
Essa é sem dúvida fórmula que faz um modelo pequeno como um minitérmico voar bem, é certo hoje que já conseguimos construir um modelo mais leve do que é necessário (abaixo de 220g), mesmo sabendo que é melhor voce ter um modelo leve com lastro no CG do que um modelo pesado ( teoria de peso próximo ao CG que diminui a força necessária para alterar qualquer eixo), com o peso espalhado pela asa e fuzelagem, tudo tem seu limite.
Sobre o peso minimo: Existe um consenso de que o modelo ultra leve (200g ou menos) terá um desempenho muito melhor do que qualquer outro com mesma área alar. Porém SÓ EM CONDIÇÃO ONDE O VENTO E A ATIVIDADE TERMAL É ZERO que sabemos, esses dias são muito dificeis ou impossíveis de ocorrer. Mesmo assim, há competidores que tem um modelo para "vento zero" guardado no carro, para voar nesses dias raros, onde o que manda é a leveza.
Kit do Alegrinho com fuselagem de FC e cauda em V.
Sobre Perfis: Invariavelmente são perfis de corrida ou muito finos, com baixo arrasto, semi-simétricos e pouco camber, MH32, os controversos AGs (Vale aqui uma ressalva, excelente o rendimento dos AGs 36, 37 etc especialmente projetados para construção convencional em balsa), MBs, mas todos eles com 7% a 9% de grossura no máximo. Muito dificeis de construir com balsa e se feitos de isopor fibrado,com os problemas de peso e resistenciade sempre.

Porque leve? pra ter baixo afundamento.
Porque Perfil fino/veloz? Para penetrar mesmo tendo pouco peso, e poder retornar contra o vento após subir numa termal, ou poder surfar entre termais livremente.
Explicando melhor, muitas vezes o vencedor de uma rodada é o que pode ir mais longe, ou por mais tempo ficar na termal, isso quer dizer ir láaaa para sotavento (a favor) e ter que voltar e pousar dentro da área delimitada para validar seu vôo, somente modelos que aliam leveza e um perfil fino/baixo arrasto podem voar mais longe e retornar voando contra o vento até a área de pouso.
Eletrônica que pode e deve ser utilizada
Em primeiro lugar o conjunto é que vence, nao adianta gastar "os tubos" nos eletronicos ou ter um planador todo "funhunhado", ter o melhor conjunto que o seu bolso pode pagar é sempre a melhor alernativa.
Servos - Um planador de competição está sempre sendo trimado, voce sempre quer por ou tirar peso do nariz, mesmo que voe assim mesmo planadoristas querem o rendimento máximo de seus modelos, por isso, a precisão nos servos é fundamental principalmente no servo pro profundor - SEMPRE USE SEU MELHOR SERVO NO PROFUNDOR - um servo de má qualidade ou uma má linkagem causando ponto neutro duplo (cabrou ficou cabrado, picou ficou picado) pode estragar seu dia de vôos. Prefira marcas conhecidas ENTRE OS planadoristas pois outras categorias ( ex 3D) exigem menos precisão.
Receptor - Recomendo fortemente uso de receptores dual conversion, nada se single, gosto muito dos Futaba full sem a cx (porém devidamente protegidos com depron e filamentosa) e os Hitec 555 já fora de linha e gosto muito pouco dos Berg, passo longe.
Note que a interferencia está associada ao local onde se voa, um receptor ruim para um nem sempre o é para voce, e vice versa.
Baterias - Usei por muito tempo NiCAD de 250 e 300mAh, passei pelas MH fração (2/3) de palito, e agora uso LIPO 2S de 250mAh com um BEC, para quem quer fazer seu próprio redutor de tensão para uso das Lipo 2S no planador acessem ESSE e também ESSE post do e-voo.
Algumas plantas, cálculos, idéias e proporções "adotáveis"
Sobre plantas: acho que tem pouca coisa disponível na web, o pessoal na Argentina voa muito o Obsession ou o Pasion , no RJ preferiram reduzir a planta do Gentle Lady de 2m da Carl Goldberg, esse é um excelente começo se você não se esquecer do que já foi falado sobre a "fórmula do sucesso".

Sobre Modelos prontos: Temos algumas opções baratas e várias caras no mercado, as baratas seriam o kit do skeeter o fling e o swing, todos esses com menos de 1,5m de envergadura que para algumas condições significa ficar para trás, as opções "caras" seriam o highlight e o photonII, que são excelentes voadores. Apenas lembrando que o PhotonII não é permitido pelas regras argentinas. Outra é pegar esses kits menores e aumenta-los para 1,5m como fez o nosso amigo Wiliam na foto.

Sobre como lançar o modelo no histart: Ao lançar o modelo para cima conseguimos que o modelo ganhe mais alguns metros finais pois já sai acelerado e nao afunda tanto logo que sai da mão. Logico que quando há vento a coisa fica mais fácil, veja ao lado como nosso amigo Ricardo Felipeli lança seu Photon.




Sobre construção de modelos
Muita coisa pode ser feita com um pouco de paciência e dedicação, a categoria minitérmicos permite que se projete/construa seu próprio modelo sem gastar muito, pois é uma categoria de entrada. Se preferir voce pode comprar "componentes" e junta-los em casa, por exemplo uma asa pode ser comprada pronta, um POD, etc.

FUSELAGEM:
Segue um desenho com medidas que eu adoto normalmente para meus minitérmicos, em ambos casos uso a cauda em V como descrita no tutorial logo abaixo, para o boom uso um gomo de vara de pesca dos mais leves possíveis de se encontrar, geralmente com FC.

POD
Comecei fazendo um pod de Balsa ASSIM depos fiz ESSE, outra opção é usar um pod fabricado em fibra de vidro como o do nosso amigo Harpia


GANCHO DE RAIO DE BICI E PORTA LASTRO INCORPORADO


CAUDA
Tutorial cauda em V em passos fáceis: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62790

LINCAGEM

ASA
Página da construção ASA Alegrinho: http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-timmaia/index.html
Link planta da asa do alegrinho para corte a laser: http://planadores.v10.com.br/dw.html

Planilhas de cálculo
Calcular diedros: http://www.charlesriverrc.org/articles/design/eda1.xls
Na planilha acima use:
Modelos RC com aileron: EDA entre 2 e 7 graus
Modelos RC sem aileron: EDA (minimo 8) e entre 10 e 14 graus

Para cálculos diversos: http://www.soartech-aero.com/suter.html

O BLOG AEROMODELANDO do amigo Alexandre Cruz tem muita informação atualizada também!

Ainda tem dúvidas? Me mande um email: eduardoyamin@gmail.com
Bons Voos,
EY

11 comentários:

  1. eduardo tenho uma duvida
    qual é o tamanho correto da linha para o hi-start

    ResponderExcluir
  2. "Os hi-starts usados sao todos identicos, com 9 metros de tubo cirurgico #200, de 5mm de diametro externo e 3mm interno e mais 40 metros de linha de pesca, sendo que usamos inicialmente linha 0.45 mas como algumas linhas se romperam vamos passar todos para linha 0.57... "

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, parabéns pelo blog e expplicações compartilhadas.

    Além do pod do MT que vc disponibilizou no evoo (o qual vc tb me enviou), seria possível nos passar a planta, caso tenha do primeiro pod que vc apresenta aqui em seu site (cujo lonk é a palavra ASSIM).

    Creio que o que falta para a categoria aumentar, assim como a STD seja ajuda a pessoas com menos experiencias e seu blog está nesse sentido

    Moisés

    ResponderExcluir
  4. Moises, incluí um esquema de medidas de duas fuselagens que voei e gostei. Sugiro olhar outras plantas também como fonte de pesquisa para começar errando menos.

    ResponderExcluir
  5. O esquema agora ficou mais tranquilo, pois um dos grande sproblemas de nós que estamos iniciando, diz respeito às dimensões.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Oi Dado
    Estou querendo contruir um planador e fiquei interessado em construir o Alegrinho. Porém tenho uma duvida, só voei com aviões com aileron e esse planador não tem. como funciona?
    Abraço
    Renato Valentim

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato que surpresa! me manda um email que falamos melhor sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  8. Dado, acho que o endereço que eu mandei para você não está funcionando, me mande seu email atual no renato@tecnopec.com.br
    Abração
    Renato

    ResponderExcluir
  9. Eduardo, parabens pelo blog.
    Estou voando um minitermico kit do meu pais (Argentina) e gostaria participar em alguma competição.
    Hoje somente estou voando no clube em S.Roque aproveitando as dinamicas e termicas na colina com ajuda sim do hi start.
    Como posso cotinuar em contato e conhecer as datas?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. hola eduardo: soy ulises medina de mercedes uruguay me estoy iniciando en la categoria minitermicos pero tengo dificultades para conseguir la goma para el histart ya que en mi pais no hay,me puedes decir como hago para conseguirla y tambien algun consejo sobre el material que estan usando para entelar las alas. obrigado. ulises.med@hotmail.com

    ResponderExcluir