ReguaDT

Há algum tempo venho pensando em uma maneira de medir os pavios para conseguir uma melhor noção do tempo de voo até a abertura do DT. Resolvi então testar uma régua que fica presa ao meu acendedor, um isqueiro mini maçarico que por sinal vi à R$ 11,00 nessas lojas de um real na Av. Paulista essa semana.
Comecei testando repetidas vezes, com diferentes condições de umidade e vento, o tempo de queima para cada minuto, para descobrir a relação de minutos/centímetros que no meu caso para o meu tipo de pavio, de forma otimista ficou entre 1,2 e 1,5, e adotando uma media, cheguei a 7mm = 1min, voltei para a bancada e refiz os testes utilizando essa relação que se comprovou satisfatória, então comecei a construção da régua.

Utilizei uma régua flexível de agenda que tinha guardada aqui e utilizando um estilete raspei as linhas extras deixando de 7 em 7mm uma linha indicativa. Cortei, deixando somente o que me interessava, limitando a régua de tempo em 4min.


Fiz um furo com o furador de papel e instalei a régua no mini maçarico, assim fica sempre à mão, então logo após acender o pavio posso fazer a medição e os ajustes necessários para obter o tempo de voo desejado.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário