ReguaDT

Há algum tempo venho pensando em uma maneira de medir os pavios para conseguir uma melhor noção do tempo de voo até a abertura do DT. Resolvi então testar uma régua que fica presa ao meu acendedor, um isqueiro mini maçarico que por sinal vi à R$ 11,00 nessas lojas de um real na Av. Paulista essa semana.
Comecei testando repetidas vezes, com diferentes condições de umidade e vento, o tempo de queima para cada minuto, para descobrir a relação de minutos/centímetros que no meu caso para o meu tipo de pavio, de forma otimista ficou entre 1,2 e 1,5, e adotando uma media, cheguei a 7mm = 1min, voltei para a bancada e refiz os testes utilizando essa relação que se comprovou satisfatória, então comecei a construção da régua.

Utilizei uma régua flexível de agenda que tinha guardada aqui e utilizando um estilete raspei as linhas extras deixando de 7 em 7mm uma linha indicativa. Cortei, deixando somente o que me interessava, limitando a régua de tempo em 4min.


Fiz um furo com o furador de papel e instalei a régua no mini maçarico, assim fica sempre à mão, então logo após acender o pavio posso fazer a medição e os ajustes necessários para obter o tempo de voo desejado.

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Eduardo, thank you for posting all these great blogs. It is really helpful all the photos too newcomers. Ive been building for a long time, but so much would have been easier with all this great info. So thanks, and keep making beautiful models.
    Michael Latimer, forum name is 'Graiskye' at HPA and SFA
    ohhh and Have a Very merry Xmas.

    ResponderExcluir