Uma visita ao Laerte e seu Vacuum formimg

Estive hoje na oficina do Laerte que como sabemos fabrica as asas voadoras vendidas na Wings e Fred, além de modelos emblemáticos como o P51 na versão slope e elétrica. Quando cheguei ele estava se preparando para "puxar" algumas peças no vácuo, então aproveito a oportunidade para mostrar como ele faz, através de algumas fotos tiradas pelo telefone celular.

Antes de começar, vamos conhecer a máquina. Na parte superior temos uma resistência para aquecer o plástico por igual.

No centro uma bandeja (vermelha) feita em cantoneiras, ela acomoda o plástico e pode subir e descer livremente, ao subir se aproxima à câmara superior onde temos a resistência que aquece o plástico, ao baixar totalmente o plástico repousa e encosta na grelha perfurada na câmara inferior
- Parte inferior onde temos uma câmara que na sua parte superior tem uma chapa perfurada e lateralmente uma entrada para o aspirador.

Vemos abaixo o Laerte posicionado com o aspirador já conectado à câmara de vácuo e na foto à direita alguns moldes da coleção do Laerte.


Agora vamos ao trabalho, primeiramente o plástico deve ser cortado nas dimensões exatas da bandeja, depois retirar o plástico protetor.


O plástico é colocado na moldura, depois é colocado um bastidor de madeira....


...que é preso com grampos e faz com que o plástico fique preso à moldura mesmo quando está quente evitando que ele "escorregue" pra fora da moldura, depois liga-se as resistências e a bandeja é elevada para aquecer o plástico.


Os "moldes" das peças que se deseja "puxar" são colocados na grelha. Após uma pequena contração o plástico começa a abaular devido à alta temperatura, nesse momento a bandeja é baixada e o aspirador ligado. o plástico que está mole se molda aos moldes e os furos da grelha sugam o plástico e pronto, temos peças novinhas para usar!


Mais fotos da excelente e bem equipada oficina.


Meu agradecimento ao Laerte que abriu sua oficina e mostrou como faz, permitiu a criação desse artigo e principalmente meus parabéns por não ter segredos com nós modelistas.

Quem desejar entrar em contato com o Laerte (11) 8226-8488, ele vende kits de asas diretamente ( as prontas somente nas boas lojas do ramo, WINGS e RCTECHSHOP)

Se tem criticas ou sugestões entre em contato por email, se gostou deixe um comentário.

Bons Voos.

+ info em 11/10/09 -> Videos muito interessantes:


4 comentários:

  1. Como são feitos os moldes de gesso? sao esculpidos manualmente?

    ResponderExcluir
  2. Não tenho idéia! sei que a partir de um de plástico você pode derramar o gesso dentro e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o processo, mas estou com dificuldade de comprar esse plastico, sou artista plastico e gostei do material pois fica maleavel com temperatura alta e o melhor tranparente... vc saberia me indicar um site ou alguem que venda essas chapas/bobinas plasticas???

    Att: Paulo Perez
    email: pauloperez2000@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, nem idéia rsss... tenta procurar o Laerte em SP (tem o fone nesse mesmo post) e veja com ele onde conseguir esse material. Abs EY

      Excluir