pop - fuselagem

... Continuação de POP

Introdução
Considero uma boa alternativa optar por kits cortados a laser pois existe garantia de que as peças estejam bem cortadas, sejam idênticas e tenham encaixes precisos, nesse e em qualquer kit temos problemas e discrepâncias de projeto, por isso é essencial testar os encaixes das peças antes de sair colando tudo. Recomendo que cada um faça um relatório para feed-back e envie ao fabricante informando problemas encontrados, só assim garantimos que o kit seja aperfeiçoado ao longo do tempo.

Na fuselagem notei que existe erros de dimensão nas duas últimas cavernas da cauda, sendo que não permitem um correto encaixe das varetas 3 X 3 e o chapeado externo, por isso fiz uma "gambiarra" que permitiu continuar a construção. Ao testar o encaixe da mesa de servos, tive que aumentar as aberturas pois parece que a espessura do compensado entregue é maior que o de projeto. A caverna à frente da asa fica alta e ultrapassa muito as laterais

Fuselagem
A construção é bem simples, comecei colando as cavernas e a mesa de servos nas laterais, atentando para a sua posição correta, ao colar a mesa e as cavernas principais os encaixes já garantem que os ângulos fiquem corretos. Não colei o duplicador na caverna à frente da asa pois não usarei o encaixe conforme projeto.
Após coladas e secas, pode-se instalar as varetas 3X3 (reforços que vão nos cantos) que colei com cola branca e mantive no lugar usando pregadores. Depois colei o nariz e assoalho conforme o video abaixo:



Em 11/Dez/2009

FUSELAGEM - Fibrei com tecido de 20g/m2 e resina epoxi da maxepoxi a fuselagem externamente somente no assoalho e laterais, na parte dianteira (à vante do CG) a fim de garantir maior rigidez no caso de "pousos forçados". Colei também reforços de linha de dyneema com CA nos vértices internos da fuse para garantir maior resistência.

(falta foto)

CAUDA - Comecei separando e marcando os pares de peças e em seguida lixa lixa e mais lixa para afinar o BF e dar um "shape" no BA. Depois chanfrei a área móvel no intradorso para permitir movimento, deverei entelar com mylar e utilizar dobradiças de fita adesiva, pois utilizarei linkagem push pull que permite o uso desse sistema sem problemas.



FUSELAGEM - Gancho para histart ... em 24/12/2009
Usando raiode bicicleta que são fáceis de encontrar, difíceis de enferrujar e não são tão duros por isso podem ser ajustados em campo com alicate e tem rosca M2 que permite usar porcas e usando a própria "porca de raio" fica fácil fazer um porta lastro também. Dessa vez aproveitei e comprei porcas e fiz logo 8 ganchos para ter em estoque e dar de presente para os amigos =].
Abaixo o gancho já dobrado cortado e limado com uma porca M2, a base de reforço em compensado que veio no kit (como não tem manual só imaginei que é essa a peça correta) já com furo, arruela, porca M2 para "prensar" o conjunto no assoalho da fuselagem, o lastro (nesse caso 70g) e a porca de raio para fixação do lastro.


Medindo 17 de corda, usei para começar 5,5cm para a furação do gancho, medidos a partir do BA. As demais fotos mostram o gancho já instalado.

Depois de instalado travo tdo com CA fino e deixo secar bem. Abaixo vê-se a instalação do lastro usando a "porca de raio" e sua fixação usando uma chave de fenda média. O Lastro é importante para voar e penetrar bem em dias de vento. Recomendo que sejam feitos pelo menos dois lastros variando de 30 a 100g.


Abaixo reproduzo uma tabela de lastros sugeridos em função da velocidade do vento na revista El Aeromodelista nº93 escrito por Adrián Bardet:



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Um comentário:

  1. Podrias enviarme el articulo de Adrian Bardet sobre lastros? digitaliza el archivo o como quieras, theolier@hotmail.com
    Gracias

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