Seguindo a construção e testes da parte1
Fiz testes de reboque e planeio no Ginasio do Ibirapuera e gostei do conjunto, só que infelizmente perdi o leme (não sei onde pus..hehehe) então fiz um leme fixo pra continuar os testes e/ou até encontrar o leme perdido....Prosseguindo com a construção fiz um estabilizador (na verdade dois um será usado no próximo P-30) de tamanho apropriado (33oX75mm) ao modelo um deles entelei com mylar e o outro com microlite e fiz a instalação, vou aproveitar as fotos e explicar como que funciona o "meu" metodo de instalação do determalizador.
Digo "meu" porque na verdade é uma mistura de tudo que andei vendo na web e ao vivo atravéz dos amigos Omar Grasseti, Ricardo Marques e Alvaro Sala, incansáveis professores na arte do vôo livre.
Na cauda tenho apenas um suporte dianteiro feito de balsa com duas aberturas laterais por onde passa o elástico, e na parte traseira um parafuso retirado de sucata de drive de CD onde o estabilizador irá apoiar, esse parafuso permite ajuste de incidencia do modelo. Nota-se também um fino arame de pesca trançado (se fosse linha poderia queimar ao encostar no pavio) que é o limitador de abertura do DT e um alfinete apontando para trás fixado "para fora" do estabilizador que irá segurar o elástico pequeno.
Note que a montagem é simples (simple is better), o elástico é apenas passado pelas aberturas laterais e isso garante que o estabilizador fique sempre na mesma posição evitando que se quebre em pancadas, pois o elástico garante que em uma batida de nariz, o estab avançe e volte para sua posição sem quebrar. Isso permite também que o estab seja construido de forma mais leve pois não necessita de reforços especiais, só utilizei uma fita adesiva para reforço da entelagem por onde passa o elástico.
O elástico foi colocado somente para se ter idéia da escala perto do alfinete.
O Estab não tem reforços e somente um alfinete preso conforme mostra as fotos:
4 furos, linha e CA para garantir que o alfinete não vire/escape.
Notem que a nervura central é mais espessa, isso garante que o alfinete entre sob pressão sem quebra-la.
Instalação é simples, primeiro o elástico grande, depois posicione o estab;
.. atrás, primeiro o cabo de aço e por cima o elástico travando tudo. Notem que o degrau do alfinete é usado para que o elástico seja preso de forma a ficar afastado do estab...
... depois prendo o elástico menor entre os dois alfinetes e usando uma pinça prendo o pavio nessa laçada do elástico menor.
DT em funcionamento:
No momento de romper o elástico:
Após queimar por X segundos, o pavio queima o elástico rompedo-o, fazendo com que o estabilizador levante empulsionado pelos eslásticos dianteiros e esticando o cabinho de aço deixando-o numa posição de aproximadamente 45 graus, estolando e parachutando o modelo que encara o vento e cai quase verticalmente.
Aqui posando com a asa nova do Gafanhoto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário