Como tudo começou

Começei voando modelos de voo livre a elástico da casa aerobrás com 12 anos em 1976 - para quem vivia em Moema nessa época é fácil lembrar da inauguração do shopping Ibirapuera e da linda loja que a Aerobrás tinha montado ali - Logo acabei voando U-control no modelódromo do ibirapuera usando inicialmente um Enya 15 herdado de meu pai, logo depois um fox 35 e modelos maiores como o OlimpiaII, Meu pai, tio e primos sempre foram modelistas e durante anos acompanhava as construções e voos de modelos RC (também de veleiros da classe M e planadores) na decada de 80. Montei dezenas de modelos ao longo dos anos, mesmo estando envolvido com outros esportes e hobbys mas nunca parei completamente de construir meus modelos seja de VL, VCC ou RC.
Há aproximadamente 8 anos (2003) o amigo Beto Castrucci me convidou e fomos conhecer os novos modelos elétricos que a turma da Pérgola da USP estava voando aos Sabados, lá voavam Edu gomes, Ericfly e muitas vezes Regis e outros, a partir dai começamos a voar modelos R/C elétricos. A turma muito simpatica e receptiva logo fez com que o grupo aumentasse e logo logo éramos um grupo grande voando na USP: Ricardo Felipelli, meu irmão André e vieram vários outros. Já em 2004 estavamos voando em Pirapora TODOS os finais de semana, Fazendo asas voadoras, muitas invenções inventadas e fazendo também modelos e voando indoor uma vez ao ano para voar no PAMA convidados pelo Cebola. Foi rápida a transição para o planadorismo onde competimos minitérmicos de 2005 a 2010 e logo em seguida o salto para o voo livre desde que vimos o show que fazem essas maravilhas nos Nacionais Argentinos 2008 e 2009. Tenho grande gratidão aos que me ensinaram o que sabiam, dentre eles menciono o Cebola e o grande amigo e mestre Omar Grasseti que sempre estava voando seus lindos e apaixonantes modelos de voo livre no meio da "garotada RC".

Algumas fotos dessa época de aprendizado na USP:

BlueStik em 2003 aprendizado, já com cauda em V motor IPS e bateria MH:

ProbeY5 motor escovado, redução caseira e 8 células de MH

DzErO elétrico que fabriquei 6 unidades mas já fazendo conversoes slope para voar em Pirapora, muito mais legal! hehe

Projeto meu baseado na pibros, voo rápido na colina:


MINI 3DX primeiro Shock em 2004, 500g com EPS 350D com 12X8! :)

AndNow, modelo acro para indoor (PAMA) em 2004

Em 2005 começamos a competir mais sériamente nos planadores minitérmicos e a voar mais e mais modelos de voo livre, testando de tudo um pouco, modelos a elástico, CLGs, indoor e outdoor... E sempre voando em Pirapora, começando a experimentar o DS na concha maculosa...

Em 2006 foi vez dos voos no TC onde organizamos corrida com motores escovados pudemos fazer muitos voos nesse local, E MAIS VOOS DE asa voadora em Pirapora! hahaha



2007 e 2008 foram dedicados aos minitérmicos e ao voo livre com mais força e dedicação:

Em 2008 ganhei do amigo Cesar Cipolla um kit do Star Delta então resolvi montar o modelo e fazer um tutorial da construção do modelo como forma de agradecer a gentileza.




desde 2008 tenho meus registros nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário