Sequencia de trabalho - lemes laminados

Trabalho sobre uma base de MDF com a planta e uma lamina e mylar de 20microns por cima. Note os parafusos para facilitar prender os elásticos, essa base foi projetada para criar uma variedade de formas laminadas como lemes e pontas de asa.


Por cima vai uma placa de depron de 3 ou 4mm para servir de molde para a laminação, este tem que ser bem fixado â base para nao mover-se quando aplicada a tensao do(s) elástico(s)
 Corto as  laminas de balsa na medida desejada e  coloco numa panela  com água no fogo, depois de ferver, vou retirando  cada peça e moldando segundo a necessidade.
Depois de moldada a peça é cortada nas beiradas deixando obviamente uma margem para depois ser lixada e é aplicado o elástico para mante-la no lugar.







A partir  da segunda peça e  em todas as subsequentes  aplico cola branca e  vou  colando o elástico para ver como  fica. Cuidado para que o elástico nao  entre por baixo  da balsa.


 Depois de seco destaco a peça de depron e volto a posicionar o laminado em cima da planta.  Complemento também o laminado na parte superior onde o ponto de ancoragem com a fibra de carbono é menor.


Aplico os reforços diagonais e a base do estab, colo tudo utilizando cola UHU ou branca PVA.
Posiciono o BF de carbono no meio da espessura do leme e fixo utilizando CA médio.


Depois de seco o leme está pronto para a fase de lixa para gerar o perfil desejado que poderá ser simétrico ou assimétrico, do gosto do freguês...



3 comentários: