Alerta - Voando em dias de muito calor

Ontem fomos voar em Carapicuíba na parte da manhã, chego sempre o mais cedo possível pois nessa época as 10:00 o sol já maltrata. Depois de alguns voos de planador resolvemos esticar a brincadeira e voar VCC no Ibirapuera, por isso fomos almoçar e nos hidratar além de esperar que o sol forte diminuisse. Lá pelas 15hs saímos em direção ao Ibira, mas o calor realmente estava forte, tanto que nos "impediu" de voar até que uma nuvem melhorasse a condição, foi quando decidimos voar, ligamos nossos motores e em sequencia lenhamos nossos modelos da maneira mais estúpida possível.

Comecei a pensar quais os reais efeitos do calor e do sol forte sobre nosso organismo tanto na capacidade de pilotagem quanto em discernir o que deve e o que não ser feito, nos reflexos etc.. após uma breve pesquisa pela web destaquei:

(...)"O clima quente provoca a transudação do corpo, que perde água, sal e sódio pelo suor. Isso faz com que a pessoa se sinta indisposta, em estado de lassidão (moleza)."

"30 - Insolação
Conseqüência da exposição extrema ao sol (direta ou indiretamente), pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura. A temperatura do corpo fica elevada, a pele fica quente, avermelhada e seca. Pode deixar as extremidades do corpo arroxeadas e levar a um estado de inconsciência.


34 - Pressão baixa
A pressão pode baixar no calor, como conseqüência da vasodilatação. Embora seja uma tendência natural, nem todas as pessoas ficam com a pressão baixa. Quem já tem tendência à pressão baixa deve se hidratar ainda mais."(...)

Por isso destaquei algumas regrinhas simples para evitar que nossas máquinas (ambas voadoras e corporais) não sofram tanto nesses dias infernais de verão.

(...)"As pessoas devem procurar consumir alimentos mais saudáveis e leves, como verduras e frutas, além de muito líquido. As roupas também devem ser leves e o ideal é evitar exposição ao sol forte. Caso contrário, o organismo sofre mais com o calor e dá os sinais. "O corpo entra em processo de desidratação. A pressão arterial cai, a pessoa pode ter tonturas e até desmaios no meio da rua", alerta João Hermínio Vargas."(...)

Vai voar? leva uma garrafinha de água!

Fontes:
http://www.dm.com.br/materias/show/t/calor_aumenta_incidncia_de_doenas
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/02/597314-calor+exige+cuidados+com+o+corpo.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4083.shtml
http://webventure.ig.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/25340

Nenhum comentário:

Postar um comentário