Guia de laminados para chapear asas

Um dos muitos métodos de construção de aeromodelos consiste em fazer a alma de isopor e chapear com madeira de laminado (geralmente 0,7mm), estava passando pelo largo de Pinheiros e consegui um mostruário com os mais variados tipos de madeiras, dai surgiu a idéia de fazer um catalogo virtual de possibilidades leves, o William pesou as chapas (que tem aprox 128 cm2) na sua balança de laboratório e conseguimos a seguinte lista ordenada por peso:



Dai eu fotografei e saiu esse catálogo, claro que existem pequenas variações na espessura, tamanho das chapas e também logicamente cada chapa pode ter densidade diferente, desprezamos todas essas variáveis considerando-as marginais.

Podemos notar que o Freijó e suas duas variações ficaram entre os 8 melhores e juntamente com o Cedro, Caucho e a Caixeta que para mim foi uma surpresa, parecem as opções mais leves para chapeamento.








Outras opções que "pelo tato" parecem de boa resistência mecânica e que se situam na zona intermediária de pesos seriam a Figueira Branca e o Tauari.




Enquanto que o Marfim (pasmem) foi o vilão e ficou junto das madeiras mais pesadas:


+ Info

Album de fotos dos laminados: http://picasaweb.google.com.br/Eduardoyamin/Laminados#

Catalogo obtido na: http://www.ecofolhas.com.br

Cotei os seguintes preços antes da pesagem (12/2009):
  • Marfim (folha de 29 a 32cm de largura) = R$ 12,10/m2
  • Figueira Branca (folha de 29 a 34cm de largura) = R$ 5,10/m2
  • Caixeta (folha de 25 a 34cm de largura) = R$ 5,70/m2
  • Caucho (folha de 29 a 34cm de largura) = R$ 5,90/m2
  • Tauari (folha de 24 a 34cm de largura) = R$ 5,10/m2

5 comentários:

  1. El trabajo y la nota son fantasticoa,
    Felicitaciones
    Parece que no nos veremos este año Te esperamos en el mundial de Vuelo Libre 2011 en Argentina.

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  2. Gracias El Colo, no voy al Nacional pero en el Mundial 2011 sin duda! Saludos desde Brasil.

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  3. Edu, ótima contribuição!! Será muito útil. A propósito a Caixeta é usada no lugar do spruce na aviação civil experimental. Segundo um construtor me disse, ela é 30% mais pesada e 30% mais forte que o spruce, o que demanda recálculo da espessura das peças. Lembro de ver um asa baixa sendo construído com caixeta, sendo que a longarina da asa era deste material. Provavelmente é uma das melhores opções de madeira para nós, em termos de resistência, já que foi aprovada na aviação civil.

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