Nacional Velha guarda 2011

Pessoal, Acabamos de chegar de Rosario, fiz os 320km em 2:40 =/ a máxima na ruta 9 é 130km/h ;) agora depois de tomar um bom banho, comer algo e contar algumas fofocas por MSN resolvi escrever e descrever como foi para mim o campeonato enquanto baixo as fotos e vídeos da máquina.

Na sexta as 12hs Julian me liga já do campo de voo e me passa as coordenadas exatas do GPS;
Saimos de Buenos Aires as 16:00 (foi o que deu pra fazer) e com as coordenadas chegamos umas 19:30 nas mesmas cabañas que estava a turma da AAQ (Associação Aeromodelistas Quilmes) muito boas por sinal, tudo novinho e 180 pesos por dia com fogão, geladeira, TV a cabo e aquecedor bãozinho, eles que ficam a menos de 10km do campo de voo. Depois de algum papo com a turma, saímos e fomos até a cidade comprar umas coisas pra comer nos dias seguintes, voltamos comemos um bom sanduíche, uma sopa quentinha e fomos pra cama descansar.

Na foto abaixo os muitos reparos de asas, reformas e ajustes de ultima hora:


No Sábado levantei cedo e as 8hs já estávamos no campo montando acampamento, muita festa pelo meu aniversário, queriam que eu levasse caipirinha de todas as formas, mas como ainda não descobri um lugar pra comprar isso barato por aqui, levei um bom scotch pra brindar e esquentar um pouco já que e a temperatura devia rondar os 10 graus, vento meio forte pro meu gosto.... ainda tinha que decidir se ia ou não voar goma...

A turma do AAQ em peso:


O Campo de voo é um local muito plano, um pasto, ou melhor, são 6 ou 8 pastos em sequencia, cercados com farpado, alguns com restos de soja recém colhida e outros com gado que daqui são de uma cor marrom e bem peludos, gostam de ficar ruminando deitados, já viu isso? que folga!.

Logo cedo tratei de confirmar minha inscrição nas categorias goma (motor a elástico) e Planador, decidi na hora e tranquilamente que ia voar tudo que pudesse, mas da melhor forma possível, sem correria e tratando de economizar o equipamento já que não tinha tido tempo de treinar nada e como os planadores eram só domingo, pus logo o Wanderer pra voar pois o modelo não tinha voado em solo Argentino desde 2009. Na verdade no Brasil eu tinha voado (perigosas) duas vezes no Villa Lobos e na última demorei quase hora pra tirar ele das árvores.



Meu Wanderer que foi feito pelo amigo Beto Castucci voa desde sua criação com motor de 1X3mm, 20g e 5 loops, isso quer dizer um modelo para dias calmos e sem turbulência, sobe tranquilo lentamente e com descarga longa com aprox 1 minuto de motor. Mas nem o dia nem os modelos estavam para calmaria, o vento devia estar em uns 15km/h com rajadas mais fortes (no DaySailer seria um dia para os dois tripulantes escorarem bastante) montei tudo preparei o modelo e com o motor que estava na caixa, quardado com o modelo desde o ultimo voo, dei 800 voltas e pus o bicho pra voar, subiu consistentemente apesar do vento e com DT curto ( aprox 1min) para eu nao ter que andar tanto mas com um mínimo de planeio para poder ver o modelo no planeio, voou lindamente, ao ir busca-lo notei que as botas seriam necessárias, voltei calçei-as que foi pegar o modelo achando que não tinha que mexer nele para voar do jeito que eu sabia.... mas...

Abaixo a nova e a velha guarda, à esquerda Luciano Rossi, filho do Ricardo Rossi voador de primeira, filhinho de peixe.... nasceu entre estabilizadores e asas com perfil undercambered. A direita em primeiro plano o mestre Hugo Benedini e seu planador, um modelo de projeto italiano (Firenze) para calma, reparem no diedro simples e as pontas de asa, além do estabilizador com diedro.


... após o 1º voo mudei de idéia e tentei usar um motor mais curto, ou seja 6 loops, para dar mais potencia no modelo e sair logo da turbulência próxima ao solo.... isso tudo devido ao vento que insistia em vir forte e frio. Ao fazer o lançamento com motor mais bravo, o modelo saiu e fazendo um loop com sinal claro que tinha exagerado no motor e bateu de nariz no chão quebrando o parafuso de regulagem de passo da hélice..... como foi uma tentativa, tinha direito ao meu voo até a janela terminar, corri, peguei meu parafuso m2 reserva e remontei o conjunto e com o passo "no olhometro" montei o nariz e fiz meu segundo voo só que voltando ao motor "original" do modelo, lançei só que havia algo errado com o T/L o modelo não subiu e fazia curvas muito apertadas perto do solo, no planeio voo meio estranho, deccobri então que a batida de nariz tinha também alterado a linha de tração (amassado a balsa do nariz do modelo) fazendo esse voo estranho e perigosamente perto do solo...... bom, pelo menos pude identificar o problema. Achei também que o planeio tinha sido ruim devido ao fato de a helice ao parar ter feito girar o nariz inteiro mudando como o modelo plana.
Ainda tinha o 3º e ultimo voo, então fiz o mais rapidamente possível o ajuste do T/L colando uma chapinha de balsa 1mm no nariz e desta vez colocando elásticos BEM fortes para segurar o nariz ao dobrar as hélices. Pra variar o ultimo voo foi meu melhor, lindo voo, quase máximo.
Tinha conseguido o que tanto queria, participar novamente em uma Nacional com meu modelo do jeito que desse (sic) e saiu dessa forma, e ainda no meu niver foi demais!

Sábado a noite ainda cheguei na cabaña e a Gabriela e o Sr Melo me esperavam com um excelente vinho e um belo prato de macarronada, totalmente quebrado fui dormir feito bebê.



Domingão
era o dia dos P30 e dos planadores velha guarda, tinha um modelo emprestado (quem acompanha o blog viu que eu ganhei, reformei, lenhei, arrumei, lenhei denovo e arrumei mais uma vez) para cuidar e voar o melhor possível, não sabia se o modelo ia subir reto no reboque, como ia planar, na verdade não sabia nem como que era a coisa... hehehehe... mas estava lá e adorando! depois de dois adiamentos e mudanças de local devido à mudança dos ventos, começaram com os voos de P30, ajudei o Julian no primeiro voo, o Sr Melo estava ou comigo no campo ou com a Gabriela perto do carro, foi boa a receptividade da turma com respeito ao cão, que corria perto dos modelos, fui até a mesa organizadora e falei que se quisessem eu tirava o cão sem problemas, responderam que enquanto o cão não fizesse voos mais longos que eles, que tudo bem =] No grupo de quilmes já não tem erro levar o cão sempre que vou voar, já estão bem estrosados, logo mais ele vira o mascote do clube.



Logo veio a hora de voar o planador, o dia estava maravilhoso,uma leve brisa e constante. O primeiro voo era de 3min mas sabia que meu timer não dava isso tudo (é um timer criado a partir de uma caixa de musica) e no "talo" dá 2minutos, paciencia, setamos o timer e fui voar, lancei num excelente momento, desengate suave e o modelo logo planou firme em curva suave e foi subindo numa bolha fraca mas constante subiu subiu subiu, aos 2min determalizou estava alto uns 100metros talvez então caiu sem dano e ainda dentro do mesmo pasto ou seja, tempo de voo total 2:25 nada mal pois tinham vários fazendo 1:30 no primeiro voo.



No segundo voo o modelo puxou pra direita (dele) e eu não pude fazer nada a não ser deixa-lo voar, maldita linha de nylonque são muito elásticas e você não sente direito o modelo direito, não deu outra, saiu planado meio estolado, deu mais duas estoladas e estabilizando a baixa altura, ainda pegou alguma coisa mas o tempo não foi bom, 84s por ai... No terceiro consegui lançar no momento certo e o modelo subiu mas saiu da bolha ou ela esfiapou, tempo de voo 114s. Ultra cansado mas hiper feliz, terminei meu Nacional 2011 despedindo-me da turma, agradecendo a todos e entrando no carro pra voltar pra casa. Nota 10!

A turma capricha nas construções fora que esses projetos voam muito bem:


Um "molino" funcional e que bombeia água para irrigar os campos, processo antigo de energia pura, existem centenas desses:



Um flagra na estrada, carros levando motos antigas provavelmente de um salão ou encontro dessa modalidade:
Link



+ Info:
Resultados enviados por Hector Bandoni.
Mais fotos acesse o ÁLBUM NO PICASA.

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