Carlos Keen 05/03/13


Ontem demos uma escapada para voar em Carlos Keen, o dia estava incrivel para trimagens, solão e vento de 5 a 7km/h.

Voei meu F1G, depois os gadjets, no final preparei o meu novo Wanderer #2, para seu voo de extréia.
Fiz 2 voos de trimagem, o primeiro com 50% de carga, troquei a mola do FE por uma mais suave, e clap as pás fechavam magnificamente, correções do TL, um pouco pra baixo e pra direita e carga a 90% no terceiro voo... subiu vertical girando num parafuso perfeito, ganhou boa altura e iniciou um planeio meio estolado/demasiadamente lento, girando sem muito deslocamento horizontal, só que começou a subir e subir... bom,.. algo deve ter falhado no DT.... depois de segui-lo caminhando por 20 minutos ainda virando e subindo sob fundo azul entre duas altas núvens, até que nao vi mais. Estimo mais de 300m de altura, uns 500m de distancia, dificil dizer... Voltei pro acampamento com o coração apertado e a boca seca. Ele deve ter voado até o por do sol... OOS de honra.





Agora com um único modelo fica dificil competir na GVG, esse levei quase ano para terminar de montar. É meio cedo pra dizer mas, vou ver se mudo para GVP e ponho o Tadpole pra voar e treino um pouco reboque :(





Abaixo mais cenas do dia , Luciano e Ricardo Rossi voando seus modelos.

7 comentários:

  1. Achei bacana,esse modelo, uma duvida o material usado por você na fabricação qual é? A planta quando levada no Corel fica mais nitida? Como estou iniciando gostaria se possivel uma esplicação pois ao procurar no Google não achei."FE, DT e TL"

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    1. Olá Antonio, entre no fórum e-voo (http://www.e-voo.com/forum/) na secao de voo livre e terá muita informacao e gente interessada em responder suas perguntas.
      Abs
      EY

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    2. FE - Front End - aparato que vai no nariz do modelo e transmite a traçao do motor para as pás das hélices, permite que estas se dobrem para trás no final da subida e inicio do planeio diminuindo o arrasto.

      DT - Determalizador - Sistema que permite "derrubar" o aviao para nao perde-lo em térmica, geralmente velantando o bordo de fuga do estabilizador horizontal após 2 ou mais minutos de voo.

      TL - Trustline - Linha de traçao do motor, altera a maneira que o modelo sobe.

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  2. Obrigado pela suas resposta e pela indicação do forum. Somente uma confirmação esse modelo do seu post pelo que pude ver ele não é radio frequencia é térmico, e depois conseguiu recuperar ?

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    1. O.O.S. - Out of Sight ou seja voou até perder de vista. Esses modelos voam sozinhos, nao tem rádio controle, por isso se chamam voo livre.

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    2. Vi no seu post no e-voo as fotos desse modelo e de uns videos, aquele mecanismo que você demostra é uma forma de programar o tempo de voo deles.

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    3. Nesses modelos tentamos (pois nem sempre conseguimos) limitar o tempo de voo pois as térmicas são as vezes fortes e sugam nossos brinquedos até o O.O.S. os timers (ou temporizadores) são sistemas que usamos para retardar por n minutos a ação que faz o modelo perder totalmente sua sustentação ara que ele caia e podamos resgata-los.

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