Sementinha

A idéia surgiu em um aniversário em 2005 (post do evoo esse modelo é muito fácil de fazer e utiliza materiais que podem ser encontrados em casa, essa é a idéia, um modelo que voa bem pois se lançado da forma correta sobe e faz três curvas completas antes de pousar.

As bandejinhas (vou usar o nome correto daqui pra frente: Depron) podem ser encontradas em frios de supermercado e outros produtos como pizzas e outros alimentos, as folhas de 2,3 ou 4mm podem ser encontradas em papelarias e lojas de material de arquitetura e para se fazer maquetes.



Material para construir:

* Caneta esferográfica;
* Régua e esquadro;
* Estilete (peça ajuda à um adulto para cortar as peças da planta)
* Uma folha de Depron de tamanho A4 com 3 ou 4mm de espessura ou algumas bandejinhas de frios emendadas com cola quente;
* Vareta de bambu ou madeira, dessas de churrasco, ou uma vareta de fibra de vidro de 3mm.
* Pistola de cola quente para colar
* Lixa
* Peso para o nariz do modelo
* Planta impressa em papel A4



Instruções para montar o modelo:

1. Imprima a planta e junte todo o material para iniciar a construção do modelo, em uma mesa firme e plana com espaço, luminosidade e ventilação adequada. Mantenha-a sempre limpa! Utilize uma base específica para cortar com o estilete, não detone sua mesa!
2. Corte as peças conforme a planta, pode-se decalcar usando um papel carbono ou cole a planta sobre o Depron utilizando cola Pritt e retire o papel depois de cortadas.
3. Certifique-se que as asas e a cauda estão simétricas e idênticas, lixe para tirar defeitos e arredonde as partes superiores das asas com lixa.
4. Cole as asas e a cauda na vareta seguindo as dimensões da planta.
5. Decore seu modelo com fitas adesivas coloridas.
6. Verifique o CG (Centro de gravidade) do modelo conforme indicado na planta, adicionando e retirando peso no nariz até que o modelo possa ser suspenso pelas asas em um ponto próximo à fuselagem (não pela ponta) pelas pontas dos dedos e que esse ponto coincida com o CG da planta.

►► PLANTA AQUI ◄◄



LANÇAMENTO DO MODELO:

O lançamento correto faz parte do treinamento, segure o modelo com o polegar e o indicador em pinça segurando-o pelo CG, o braço deve ficar totalmente flexionado, com cotovelo pra baixo e colado ao corpo, mão acima do ombro, com o antebraço bem na vertical e na hora de lançar o modelo somente projetar a mão pra frente terminando o movimento com o braço esticado e bem na horizontal. Se o modelo está indo para cima, que o movimento termine com o braço esticado um pouco para baixo, e vice versa, aos poucos a criança pega o jeito.

Lançamentos mais altos SÃO SIM arremessando o modelo para cima, porém com uma asa bem mais alta que a outra, de modo que com a ajuda do vento o modelo descreva uma curva ascendente à medida que diminui sua velocidade e se estabiliza a favor do vento. Por isso, para aqueles que não conseguem lançar reto, que lancem alto mas em curva, o modelo tem que ser trimado para executar uma curva de uns 5m de raio (uma rotatória aprox.) ai que está a graça da brincadeira, fazer o modelo voltar na mão depois de uma, duas ou até três voltas voando. Esses que lançam pra cima devem lançar o modelo com a asa de fora da curva bem mais alta.



Como trimar o modelo ?

Ajuste o CG de forma que o planeio seja reto e o modelo com uma pequena tendência à estolar, ou com pequenas cabeceadas curtas, se o intervalo das cabeceadas é grande, o CG pode ser atrasado ou o leme cabrado.
Em seguida imprima curva no modelo, no caso da cauda em V para dar curva à direita abaixe o leme da direita e suba o da esquerda proporcionalmente, se o modelo espiralar ( ir aumentando a curva e entrar pra dentro da curva), aplique washin (asa mais flapada na ponta) na asa de dentro, ou atrase mais o CG, ou washout (asa menos flapada na ponta) na asa de fora. a imagem abaixo deve ajudar alguma coisa. Notem que em modelos de vôo livre a ação do washin e washout são inversas do aileron, é assim mesmo, prove!



Clique na imagem acima para ver uma animação dos ajustes para trimagem


Gosta de modelos de voo livre? já tentou aviões movidos a elástico?
Veja na minha coletânea de videos como esses modelos funcionam.

22 comentários:

  1. Bom dia Eduardo, fiz o modelo sementinha e gostei muito dele... agora me veio duas curiosidades! se ele for lançado por catapulta? daria certo? outra duvida, ele pode ser reduzido? um tamanho menor?

    ResponderExcluir
  2. Oi Anonimo, fico contente por saber que o sementinha tenha voado com voce, construir o próprio brinquedo não tem preço. O Sementinha não pode ser catapultado pois o depron não resiste às forças do lançamento, para modelos catapultados (CLGs) prefira balsa ou pelo menos o depron com uma cobertura de resina epoxi+ tecido de vidro BEM leve. Reduzir um modelo pequeno não é muito aconselhável mas tendo-se em mente que deve ser (o mais) leve, pode ser que seja uma boa idéia...

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu construi o meu com depron de 4mm e entelei a asa e reforçei o bordo de ataque com fita filamentosa, vou fazer um teste para ver se ele vai aceitar a catapulta, se der certo te conto! ja sou acostumado a construir modelos elétricos de depron, e gosto de experiências! lhe manterei informado sobre os acontecimentos, se der certo seria uma nova opção de utilização do sementinha!

    Abraços

    Beto

    Qualquer coisa me add
    roubet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. o qué "cg 50%" tá na planta.
    quero resposta urgente

    ResponderExcluir
  5. o que se usa como peso na ponta da fuselage?

    ResponderExcluir
  6. CG = centro de gravidade, estude um pouco antes de perguntar! +info aqui: http://www.hobbys.com.br/aerodinamica%20dos%20aeromodelos.htm como peso no nariz uso geralmente chumbo, que consigo em casas de pesca ou em borracharias.

    ResponderExcluir
  7. cara vc é um genio parabens pra vc /vc vai longe

    ResponderExcluir
  8. foi vc que criou os modelinhos parabéns voa muito!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Eu estou fazendo um projeto com meu grupo de engenharia e precisamos montar um mini planador de voo livre entre as dimensões 1 á 3 metros de soma da envergadura + comprimento. Por acaso se eu duplicar as dimensões de sua planta mantendo as proporções , para alcançar a faixa de tamanho da competição, o protótipo ainda conseguiria voar? Quais os principais ajustes que eu precisaria realizar ? Caso puder me ajudar, entre em contato no meu email. lucasv_vieira@yahoo.com.br . Muito grato desde já .

    ResponderExcluir
  10. Olá Lucas, se voces estão fazendo um projeto, isso significa fazer e
    nao copiar, estou certo?
    Aumentando as proporções os materiais e outros detalhes teriam que ser mudados obviamente.

    Abs,
    Eduardo Tierno Yamin

    ResponderExcluir
  11. olá eduardo, parabens pelo sementinha! sou aeromodelista a 1 ano, e voce é um genio, vou construir meu planador enquanto espero o natal,um grande abraço e muito obrigado, o planeta terra precisa de pessoas como voce, criando modelos que custam barato e sao muito divertidos... sucesso!!

    ResponderExcluir
  12. Emocionado em saber do trabalho que o Claudio e a Etna est4ao fazendo, olhem no link: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=125053&highlight=

    ResponderExcluir
  13. olá, gostaria de saber o que poderia usar como peso.
    grata.

    ResponderExcluir
  14. Amigão, muito legal esse modelo. Gostaria muito de montar um para o meu filho mas tenho 2 dúvidas. A primeira - qual o angulo que devo colar as asas maiores? A segunda - a peça do CG fica entre a vereta da fuselagem e a asa ou a vareta que fica no meio? se o correto for a peça do cg ficar no meio a asa fica um pouco curvada para acompanhar a curva da peça do cg? desde já agradeço pelo retorno. abraço e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  15. Eduardo yamin muito legal seu projeto queria muito conseguir esse projeto do aero modelo pois nao consegui baixar se for possivel vc ou alguem mim enviar ficarei muito grato fabiorochaferrreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Link para a planta caso alguem nao tenha conseguido baixar https://drive.google.com/file/d/0B8eWZ8p8bo93ZTI1N2E2OGQtMDFjYi00MDJkLWJjNTEtYmZmNjUwYTRkNDM1/view

    ResponderExcluir
  17. fiz o sementinha e mais alguns que criei ultilizando o mesmo processo ficaram muito bons.
    Me diz uma coisa se eu quizer me enveredar pelo caminho do aeromodelismo,como posso fabricar servos e motores capazes de fazer o serviço direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo fico contente que voce tenha gostado do modelo. Fabricar servos e motores? nao vale a pena.

      Excluir
  18. Olá Eduardo!

    Gostaria de saber se posso usar este seu projeto (com as devidas referências a você)numa oficina para crianças. O evento vai ser num Fablab .
    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOOOOGIICOOOO!
      Só te peço que mande fotos do evento para que podamos ver o resultado.

      Excluir