Check List - Existe hobby mais trabalhoso que esse?

TRALHAS AEROMODELISTICAS SEM FIM

Prefácio
Sempre fui companheiro de meu pai e nos finais de semana nos ocupávamos com as mais variadas modalidades de esportes e hobbies, desde caça submarina, autorgiro, regatas em Ubatuba, etc, sempre muito metódico ele me ensinou a sempre fazer uma lista do que levar, para não ter desgostos ao chegar no local de pratica com algum material essencial faltando, mesmo assim não foram poucas as vezes que esquecemos coisas essenciais, como a chave do barco, uma mascara que tinha ficado no talco etc.
Quando ele fez o curso de autogiro (1975 se não me engano) descobri um check list pré vôo que me chamou a atenção, Tá tudo lá, basta não esquecer o
check list que não irei esquecer nada! =]
Na verdade essas listas são meio “burras” e óbvias, mesmo assim senti necessidade de faze-la para o aeromodelismo pois creio que seja o hobby que mais precisa/depende de acessórios, peças, trecos, ferramentas etc. um item faltando pode realmente te deixar sem voar.

Volumes - Para facilitar a conferencia convencionei esses volumes separados, cada um com sua funções específicas, obviamente cada um terá coisas diferentes para levar ou preferirá juntar esses volumes em um só, mesmo assim, mentalizando esses volumes de forma separada podemos fazer com mais facilidade a conferencia pré-vôo pra não esquecer nada:

Aviões – Fuses acomodadas separadas e asas protegidas com plástico polibolha;
Mala Pessoal - Escondida do amigo do alheio, mas de fácil acesso durante a viagem;
Mala Comida/Higiene – Térmica ou isopor, porta malas escondida do sol e calor;
Mala TX – De metal ou plástico duro, longe do calor/poeira;
Mala Ferramentas – no porta malas, em lugar de fácil acesso;
Mala Carga – Cuidado com o curto circuito! Acomode as baterias em caixas separadas e carregue elas sempre em lugar ventilado.
Mala Vôo – Durante o vôo fica sempre perto de você, uma sacola aberta de tecido, para facilitar achar/guardar as coisas dentro, de cor viva para não se perderem ou serem pisadas, podem ser colocadas ferramentas, fitas e colas para reparos rápidos, pode alojar o TX durante uma pausa rápida, uma pequena garrafa de água, óculos e bloqueador solar;

Dicas gerais / o que levar:
Aviões – Deixe tudo que for possível dentro do modelo ( desde que bem firmes para não cair porai), parafusos de asas, baionetas, baterias, receptores etc para evitar esquecer qualquer parte dele.
Mala Pessoal – Indispensável chapéu, óculos e bloqueador solar, além do celular e carteira, casaco impermeável e uma camiseta extra (excelente dica do Guga).
Mala Comida/Higiene - Muita água potável, Frutas, legumes, salgados. Para higiene – Água para lavar as mãos e olhos, papel toalha, e alguns comprimidos para dor de cabeça, digestão e outros são bem vindos.
Mala Ferramentas:
Fitas, tesoura,Alicate de bico, conjunto de chaves de fenda/philips chaves para retirar hélice e acessórios para desentortar eixos, trensde pouso;
Montagem – Elásticos e parafusos extras para montagem asa/trem pouso;
Extras/Reposição – Hélices, horns, braços de servos;

Mala Carga – Bateria Gel / extensão para carregador, carregador(es) cabos para carga; baterias extras, no glow: combustível e bomba. Pra VL o winder, KY, tripé.

Mala Vôo – Se for competir, um MP3 ou “talking timer” ou cronômetro. Se for ajudar na organização, prancheta e caneta;
Para os planadores: Martelo, estacas histarts/bungees paraquedas;
Para glow: nistart, starter.

No dia anterior - Revisão dos modelos
- Modelos recém construídos - Faça uma revisão completa nos modelos que acabaram de ser montados, se alguma cola não aderiu em local indesejado, de preferência ligue e teste cada modelo com sua memória de TX;
- Verifique se o número de fuselagens é igual ao numero de asas;
- Confira os plugs, baionetas, parafusos de união entre asas e fuses;
Confira se a caixa de ferramentas está completa pois geralmente tira-se algo durante a semana para auxiliar na montagem;
Carregando baterias CAD/MH - Coloque todas as baterias de carga longa ( mais de 8hs) para carregar;
Mala de Comida/Higiene – Coloque água para gelar/congelar, faça os sanduíches, separe as frutas;

No dia
- Verifique todos os itens que ficaram carregando: bateria de gel, celular e bateria(s) do TX, coloque-os nas respectivas malas;
- Acondicione tudo no carro, cuidado para colocar coisas pesadas LONGE das coisas leves.

BONS VÔOS.


Veja também o Check list pré voo.

Um comentário:

  1. "- Verifique se o número de fuselagens é igual ao numero de asas;" essa eu achei muito boa. Boas dicas, gostei do seu blog, abraços!!!

    ResponderExcluir