
Linhas guia - Lembrando que voce não está próximo de seu modelo na hora do lançamento (é seu ajudante que está) recomendo que sejam feitas linhas de referência usando caneta por exemplo, na asa (BF e BA), no estab e e na fuselagem, que identifiquem centro e alinhamento dessas partes à fuselagem, assim seu ajudante pode fazer uma verificaçao visual rapida antes de cada voo para não correr riscos do modelo voar destrimado.
Voce que manda quando decolar - Outra informação importante, para quem deseja voar logo que a situação pareca melhorar é prover seu ajudante com um bom método para que ele acenda o pavio eficiente e rapidamente, evitando que um atrazo nessa tarefa cause atrazo na decolagem. Se seu ajudante for um fumante inveterado isso ajuda.. hehehe

Básico do reboque - Antes de decolar folgue um pouco a linha e veja para que lado o vento leva a barriga, para alinhar-se corretamente ande para o lado oposto da barriga que a linha faz. Isso já garante metade do trabalho de subida do modelo, pois uma subida desalinhada com o vento certamente causará tendencias fortes de curva.
Primeira metade do reboque - Logo ao começar a subida o modelo pode (tá mais pra certo do que pra pode) entrar em ar turbulento e irregular que o fará tender pra um dos lados por isso gancho de reboque posicionado mais pra frente minimiza essas tendências e zigue zagues no inicio do reboque.
Pelo que tenho percebido, reboca bem quem tem mais sensibilidade. Isso equivale a dizer que o modelo transmite algumas coisas pro cara que o está rebocando através do cabo, mas o essencial é nunca fazer o modelo voar muito rápido na subida, de modo que ele possa manifestar suas tendências e você perceba antes que seja tarde, se ele tende para um lado logo na saída basta diminuir a pressão do cabo e com isso fazer com que ele se realinhe sozinho, nesse ponto se você alivia muito o cabo, ele desengancha, se alivia pouco ele continuará querendo virar mais e mais e nesse caso largue a linha imediatamente para não destrui-lo.
Segunda metade do reboque - Continue corrigindo a tensão da linha para que ele voe normalmente quando apontado para cima e mais lento nas viradas até que ele esteja no alto, todo esforço é para mante-lo alinhado, vale até correr pra baixo do modelo ou correr pra longe dele, voce tem menos controle que na primeira metade do reboque em contrapartida o ar é ( pelo menos deveria) mais liso e com menos turbulência. As curvas pronunciadas nesse ponto fazem voce apenas abortar o voo com um "quase reboque total" pois é menos arriscado que tentar corrigir grandes mudanças de trajetória quando ele está em cima, e com um pouco de sorte voce poderá coloca-lo na sua vertical e sentir ele puxando para cima, nessa hora basta folgar a linha, o arrasto da bandeirola fará o modelo desenganchar, nessa hora o ideal é que o modelo já esteja 100% em planeio, para que apenas continue planando...ou... pode-se puxar forte e faze-lo correr para tentar um zoom se o modelo estiver trimado para isso.
el chico de Hugo voo muy bien, alrededor de 40 segds por vuelo, humedad 60%, 0 viento, casi un vuelo nocturno, Hugo va a instalar un destermalizador por si acaso
ResponderExcluirMis felicitaciones para Hugo, vi los videos en evoo.comy puedo decir que esta volando barbaro!
ResponderExcluirEstimado amigo: El link para bajar el plano del modelo "Chico", esta roto. Por favor, corrigelo!, muchas gracias! Saludos de Uruguay!
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