Entelagem usando nylon ripstop

Desde meus tempos de iatismo na década de 70 já era conhecido o nylon 50 e 75 onças para os spinnakers e posteriormente nos anos 90 quando no CEA (Centro de Esporte Aventura) cheguei a voar paragliders feitos "em casa" com um tecido nacional que na época era fabricado pela empresa Judith de SP.

Em 2008 voltei a me encontrar com esse material quando vi lindos modelos de voo livre como F1C e F1J em Embalse, que boa idéia! o tecido é razoavelmente leve (geralmente para planadores acima de 2m já compensa) e pode ser aplicado usando a mesma técnica do mylar, ou seja com cola de contato.
Abaixo apenas 2 fotos estraídas do meu álbum de fotos de voo livre de Embalse 2008 que mostra modelos de voo livre ue utilizam esse material.
DSC00131

DSC00182

Ontem vi no Facebook uma asa recém entelada do amigo Cristian Gaccione e perguntei qual o material usado, adivinha? ele acabou de me passar as informações, trata-se de um tecido utilizado em pipas esportivas ele passa o seguinte site de referência: http://altovuelo.com seque link da página de materiais do site que tem outras coisas interessantes também como mylar ripstop que pode ser novidade para alguns.

Esse ai é o Icarex, nylon ripstop com gramatura de 31g/m2 conhecido como um dos mais leves.

Um comentário:

  1. Olá Eduardo,
    Você teria o contato de quem fornece esse tipo de tecido aqui no Brasil? Obrigado!

    ResponderExcluir