- Diamentro da hélice relacionado a envergadura;
- Diedro relativamente forte, 13% da envergadura em cada semiasa;
- Asa colada à fuselagem (pilão ultra baixo) para baixar o CG e eliminar seu efeito “cabreante”;
- Área de leme mínima sem chegar ao “dutch roll” mas suficiente para controlar fase 1 ou seja alta potencia;
- Circulo de planeio por inclinação do estabilizador “tilt” o que obriga o CG mais atrazado mais que 58%;
- Perfil (para os F1Gs) de uma certa altura máxima, aprox 9mm para cordas entre 110 e 130mm.
- Baixo gradiente de sustentação (CL) no estabilizador, por perfil de pouca espessura (6%) e baixa relação de aspecto entre 3,7:1 e 4,1:1
- Tração da hélice passando pelo CG total, mas também dando um ângulo de tração a direita ( right trust de aproximadamente 2º)
- Todos os modelos devem poder ser ajustados alterando o ângulo da asa e do estabilizador
- Leve redução do diedro para 12%;
- Redução da área do leme que passa de fixo a móvel, eliminando ou reduzindo o tilt, commandado por timer ou por parada de motor;
- Definição do BPC (brazo de palanca de cola) ou momento de cauda relacionado a envergadura. BPC = 50% da Envergadura mais 5cm medidos do BF da asa até o BA do estab;
- Fixação parcial da área do estab.;
- Adoção de cordas mínimas para asa 110mm e estab 80mm;
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Mais info:
http://eduardoyamin.blogspot.com/2012/02/jean-wantzenriether-por-jean.html
http://eduardoyamin.blogspot.com/2012/01/ffq-blog-rubber-model-trimming-via-pgi.html
http://eduardoyamin.blogspot.com/2012/01/concepto-top-pgi-por-edgardo-figueroa.html
http://eduardoyamin.blogspot.com/2011/11/bola-o-chute-e-o-pgi.html
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