pop - asa

...Continuação de POP

ASA - BORDOS DE FUGA

Começo fixando um arame de 1mm na borda da mesa com fita crepe, ele servirá de limitador para que o toco de lixa não lixe mais do que desejado.

Dessa forma pode-se lixar sem medo utilizando lixa 60 ou 80 que deve estar bem colada num toco de madeira.



Inicío com uma faca ou plaina, para depois uso um toco com lixa 60 ou 80.


Antes e depois.


ASA - Preparação da mesa e peças
Planta preparada para o painel central, com um plástico rigido por cima dela para evitar colar a asa, nervuras separadas uma para cada seu lugar, as das pontas que são diferentes, a central que é de compensado, colei também os pares das ponteiras das asas. Lixe um pouco as pontas das varetas para que elas entrem com facilidade.
Atentem que não utilizarei as peças de encaixe da asa (ultima foto à dir.), pois como existe agora um chapeado na parte de baixo resolvi que a fixação da asa será feita da maneira convencional usando elásticos.


ASA - Montagem dos paines
Montagem da espinha de peixe, enfiando as varetas de vidro, depois é encaixar os BFs e BA. No vídeo acelerei 4X sua velocidade normal pra dar uma emoção.. Deixem sempre excesso de varetas e BAs para depois poder cortar na medida correta. O Segredo aqui é só usar CA médio e certificar-se que cada colagem/etapa está com as partes bem coladas. IMPORTANTE ao colar o BA confira que existe paredes para cima e para baixo da nervura, é nessa parede que os chapeados ficarão apoiados. Se a nervura ficar colada muito elevada no BA, não haverá espaço para que o chapeado encaixe e provavelmente a asa ficará com um degrau ou ao lixar o chapeado ficará muito fino. Ao colar o chapeado inicie com ele bem apoiado no BA, colando-o previamente nessa parede e só depois deitando ao longo das nervuras.



Em 11/Dez/2009

ASA - LIXA E COLAGEM DAS NERVS DE DIEDRO
A asa está na fase de lixa, lixa e lixa mais um pouco sempre seguindo o gabarito de BA para não passar do ponto, utilizando a planta como referência usei uma serra de mão e cortei o excesso de material para posicionar corretamente as nervuras de união dos painéis, que foram coladas usando o gabarito em ângulo.


Troquei algumas "shear webs" pois como são muito moles (1/16 com veio na vertical) e as varetas são redondas é fundamental que as webs se apoiem perfeitamente entre as longarinas sem deixar vãos ou diferenças para evitar desastres na hora do histart ou zoom, recomendo que se utilize uma haste plana e não a mão para alinha-las corretamente.
Agora a asa vai pra colagem dos painéis das pontas + lixa para igualar alguma diferença, colocação dos gussets de reforço e entelagem.

Em 17/12/2009...

ASA - COLANDO OS 3 PAINEIS E FIXANDO REFORÇOS
Usando CA, uni os painéis da asa, lixando antes cuidadosamente para que a união ficasse o mais perfeita possível e com a asa no gabarito de diedro usando elevação de 10,5cm na ponta, usei por conta própria 1cm mais que o indicado na planta.


Preparei os reforços de diedro em TVE lixando-os com uma lixa grossa (80) e tirando qualquer sinal escuro do laser, depois colei usando epoxi prendendo bem firme com fita elástica.


A asa está pronta para entelagem pesando 116g (ela tem 25,5dm2), a estimativa é de 125g final após entelada usando mylar prata e cola de contato. Essa asa ficou muito mais firme quanto à torção que a asa dos brubbles ou Sheep que eu cosntrui, só perde em rigidez para a asa do Selig ( 29.8 dm2 e 166g) que usa carbono. Minha estimativa de peso total do modelo está entre 260 e 280 gramas, resultando em carga alar entre 10,2 e 10,9g/dm2 respectivamente.

Fotos abaixo da asa montada na fuse (colada com cuspe) para dar idéia do modelo como irá ficar quando pronto:




Posts relacionados: POP | POP - Fuselagem | POP - Finalizando| POP - Finalizando Cauda em V

Um comentário:

  1. Eduardo seria de muita ajuda se concertasse o link do vídeo da asa, está apresentando um problema mesmo no youtube. Estou montando um pop também.

    ResponderExcluir