PGI - Primeira experiência

Ontem falando com Edgardo e Alberto pedi ajuda para começar a treinar a arte "del centrado PGI" com meu Gadjet restaurado e pesando 100g . Porque não? Com os dois amigos me ajudando pelo skype e depois de conferidos alguns dados e feitos alguns ajustes como o diedro original do Gadjet que teve que ser aumentado dobrando um pouco a baioneta central, conferimos a relação de aspecto no estabilizador que deve ser entre 3,7 e 4,1 bateu, helice com 470mm total um pouco grande para descarga rápida (ideal seria até 420) mas nada do outro mundo para começar a voar PGI, foi uma grata surpresa saber que o modelo está razoavelmente dentro das medidas construtivas básicas de um genuíno PGI, então fomos definir o CG total, montei o modelo com motor, como completinho pra voar e verifiquei o CG longitudinal: ok 60% da corda da asa nada mal, agora com um arame fino descobrir o CG vertical, com o modelo de lado (asas na vertical) localizei o ponto em que o modelo se equilibra: uns 6mm abaixo da asa, otimo! tracei uma linha desse ponto até o eixo do motor e pronto! temos a linha de tração, a base para todos os cálculos do PGI.


Incidencia da asa ajustada para 2,5º sempre a partir do eixo de tração. Desmontei o modelo, tirei o motor e colocando-o de pé na mesa de boca para baixo com a ajuda de um esquadro lixei a boca (encaixe do nariz) para que o eixo do motor esteja alinhado ao eixo de tração:



..:: continua aqui ::..

Nenhum comentário:

Postar um comentário